Principais itinerários
São muitos os caminhos que levam a Santiago de Compostela. Numa visão mais ou menos ‘poética’, podemos até considerar que são todos os que percorremos para lá chegar, mesmo o que começa na porta da nossa casa. Mas sim, há muitos caminhos para a peregrinação, alguns, fruto da adaptação às transformações que, ao longo dos tempos, foram sendo feitas nos percursos (desenvolvimento oblige!). Há, no entanto, um conjunto de rotas ‘certificadas’ que correspondem às mais tradicionalmente percorridas através dos séculos.
- Caminho Francês - Com perto de 800 Km, partindo de St. Jean Pied de Port, à beira dos Pirenéus e passando por Aragón, Navarra, La Rioja, Castilla Y León, e Galiza, é o itinerário com maior tradição histórica e o mais reconhecido internacionalmente.
- Caminho Primitivo - Assim designado por quase corresponder ao primeiro itinerário, com origem no séc. IX. Liga Oviedo a Santiago de Compostela e é considerado um dos mais rigorosos ao nível da dificuldade.
- Caminho Português - São vários os itinerários que constituem este Caminho.
- Caminho Interior: Tem início em Viseu e segue até Santiago de Compostela utilizando a Via da Prata.
- Caminho Central: Parte de Lisboa, passando por Coimbra e pelo Porto, sendo o caminho mais relevante no país.
- Portugal Via Nascente: Parte de Tavira e atravessa o país até Trancoso, onde entronca com outros itinerários.
- Caminho da Costa: Parte do Porto e segue pela orla marítima até entroncar com o que parte de Valença.
- Via da Prata - Assim designado por ser o nome da via romana que unia o Oeste da Península Ibérica de Sul para Norte a partir de Sevilha e passando por algumas das mais bonitas cidades espanholas. É o percurso mais longo.
- Caminho Inglês - É uma das rotas mais curtas, e parte da Galiza, das cidades de Ferrol ou A Coruña. Recria o itinerário seguido desde o séc. XII pelos peregrinos britânicos.
- Caminho do Norte - Parte de Irun, no País Basco, e era percorrido por peregrinos de Inglaterra, Flandres, Alemanha e Escandinávia. É um itinerário particularmente bonito, já que passa por algumas das mais bonitas vilas e cidades do norte de Espanha.
- Rota do Mar de Arousa e Rio Ulla - Há quem lhe chame o Caminho Espiritual, por recrear a chegada à Galiza por via marítima e fluvial do corpo do Apóstolo.
- Caminho de Inverno - Tem início em Ponferrada terá surgido como alternativa, durante o inverno, à subida dos cumes nevados de O Cebreiro.
- Caminho de Fisterra e Muxia - Com início em Santiago e fim no Cabo Fisterra, este itinerário traduz literalmente os ancestrais ‘Ultreia!’ e ‘Suseia!’ que, traduzidos à letra, significam ‘Vamos para Além!’ ‘E mais para Cima!’. É percorrido por aqueles para quem o Caminho não acaba ali…

